quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A VALORIZAÇÃO DO EDUCADOR



       Os professores, como agentes de mudanças e formadores das novas gerações, são essenciais para a sociedade e para o desenvolvimento de um país, mas infelizmente nem sempre são respeitados nos seus direitos e valorizados pela sociedade e o Poder Público.
       No que se refere à valorização dos educadores são vários os aspectos relacionados. Sem dúvida, que um deles, é a exigência de formação adequada para o exercício profissional. No que se refere a esse aspecto, a lei, em seu artigo 62, admite duas hipóteses em relação ao ensino básico:
ü  Últimas quatro séries do ensino fundamental e ensino médio: formação em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação;
ü  Educação infantil e quatro primeiras séries do ensino fundamental: admitida como formação mínima oferecida em nível médio, na modalidade Normal, que a Lei n° 9394/96 recriou.
       Vale lembrar que hoje vivemos tempos de profundas mudanças, nas diferentes atividades humanas, inclusive na educação, devido aos avanços da tecnologia da informação e comunicação.
       Assim, cabe indagar: será que a importância e a valorização do professor estão ameaçadas pela tecnologia? Alguns acham que sim, argumentando que o conhecimento vem se desvinculando do espaço físico da escola e da figura do professor. A meu ver, ao contrário, as novas tecnologias educacionais estão valorizando o educador, disponibilizando mais recursos para a construção do conhecimento, mas exigindo um novo tipo de profissional, um novo perfil de professor, mais ligado aos recursos da modernidade.
       Libâneo (2003, p.14) traduz muito bem os anseios do magistério ao dizer que a “democratização do ensino passa pelos professores, por sua formação, por sua valorização profissional e por suas condições de trabalho”, e afirma que “pesquisadores tem defendido a importância do desenvolvimento profissional”. Devemos entender que o processo de valorização envolve a formação profissional e continuada, a melhoria da remuneração paga e das condições de trabalho. É um processo de luta pela profissionalização, que deve partir da exigência de uma formação superior de qualidade, aliadas a pesquisas que se revertam numa melhor formação. É preciso galgar uma formação crítica e reflexiva, principalmente sobre a própria prática docente, buscando no cotidiano os melhores métodos e soluções para os dilemas escolares e a melhoria do aprendizado em sala de aula.
       Cada vez mais, quer seja no ensino presencial ou na modalidade à distância, o professor é essencial no processo ensino-aprendizagem. Precisamos sim, por um lado, da regulamentação do ensino a distância (EAD), para proteger os direitos do mestre, inclusive o direito de uma remuneração compatível com as exigências do mercado; por outro lado, esse novo professor presencial, deve ter, também, uma remuneração compatível, pois gasta dinheiro, tempo e energia preparando-se para o papel de educador. 
       Mal se pode imaginar o que representa na vida de uma criança o simples gesto de um professor. O que pode uma palavra, um gesto que, muitas vezes, insignificante e rotineiro valer com força formadora.
       Qualquer profissional é importante na sociedade, mas a profundidade do significado do professor não é efêmero , ele ultrapassa o infinito, vai além do espaço e do tempo. O gesto do professor pode encher de dignidade e consideração, pode trazer confiança, segurança, auto-estima, elementos fundamentais na realização plena pessoal de qualquer ser humano. Um gesto do professor pode também chamar a tona toda fragilidade e insegurança chegando a destruir todo um futuro, causando males irreparáveis á vida de uma pessoa.
       Cada indivíduo é o sujeito de sua própria educação, cabendo descobrir seu próprio caminho. Nessa descoberta o educador desempenha um papel essencial. Mas nem sempre e nem todo professor é um educador, pois também precisa encontrar seu caminho.
       Atualmente, discute-se muito a necessidade de valorização do educador. Valorizar o professor significa criar condições para que ele exerça plenamente sua função de educador, ou seja, aquela pessoa que auxilia o educando a descobrir a si mesmo.






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