Os professores, como agentes
de mudanças e formadores das novas gerações, são essenciais para a sociedade e
para o desenvolvimento de um país, mas infelizmente nem sempre são respeitados
nos seus direitos e valorizados pela sociedade e o Poder Público.
No
que se refere à valorização dos educadores são vários os aspectos relacionados.
Sem dúvida, que um deles, é a exigência de formação adequada para o exercício
profissional. No que se refere a esse aspecto, a lei, em seu artigo 62, admite
duas hipóteses em relação ao ensino básico:
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Últimas quatro séries do ensino fundamental e
ensino médio: formação em nível superior, em curso de licenciatura, de
graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação;
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Educação infantil e quatro primeiras séries do
ensino fundamental: admitida como formação mínima oferecida em nível médio, na
modalidade Normal, que a Lei n° 9394/96 recriou.
Vale lembrar que hoje vivemos tempos de
profundas mudanças, nas diferentes atividades humanas, inclusive na educação,
devido aos avanços da tecnologia da informação e comunicação.
Assim, cabe indagar: será que a
importância e a valorização do professor estão ameaçadas pela tecnologia?
Alguns acham que sim, argumentando que o conhecimento vem se desvinculando do
espaço físico da escola e da figura do professor. A meu ver, ao contrário, as
novas tecnologias educacionais estão valorizando o educador, disponibilizando
mais recursos para a construção do conhecimento, mas exigindo um novo tipo de
profissional, um novo perfil de professor, mais ligado aos recursos da
modernidade.
Libâneo (2003, p.14) traduz muito bem os
anseios do magistério ao dizer que a “democratização do ensino passa pelos
professores, por sua formação, por sua valorização profissional e por suas
condições de trabalho”, e afirma que “pesquisadores tem defendido a importância
do desenvolvimento profissional”. Devemos entender que o processo de
valorização envolve a formação profissional e continuada, a melhoria da
remuneração paga e das condições de trabalho. É um processo de luta pela
profissionalização, que deve partir da exigência de uma formação superior de
qualidade, aliadas a pesquisas que se revertam numa melhor formação. É preciso
galgar uma formação crítica e reflexiva, principalmente sobre a própria prática
docente, buscando no cotidiano os melhores métodos e soluções para os dilemas
escolares e a melhoria do aprendizado em sala de aula.
Cada vez mais, quer seja no ensino
presencial ou na modalidade à distância, o professor é essencial no processo
ensino-aprendizagem. Precisamos sim, por um lado, da regulamentação do ensino a
distância (EAD), para proteger os direitos do mestre, inclusive o direito de
uma remuneração compatível com as exigências do mercado; por outro lado, esse
novo professor presencial, deve ter, também, uma remuneração compatível, pois
gasta dinheiro, tempo e energia preparando-se para o papel de educador.
Mal
se pode imaginar o que representa na vida de uma criança o simples gesto de um
professor. O que pode uma palavra, um gesto que, muitas vezes, insignificante e
rotineiro valer com força formadora.
Qualquer profissional é importante na
sociedade, mas a profundidade do significado do professor não é efêmero , ele
ultrapassa o infinito, vai além do espaço e do tempo. O gesto do professor pode
encher de dignidade e consideração, pode trazer confiança, segurança,
auto-estima, elementos fundamentais na realização plena pessoal de qualquer ser
humano. Um gesto do professor pode também chamar a tona toda fragilidade e
insegurança chegando a destruir todo um futuro, causando males irreparáveis á
vida de uma pessoa.
Cada indivíduo é o sujeito de sua
própria educação, cabendo descobrir seu próprio caminho. Nessa descoberta o
educador desempenha um papel essencial. Mas nem sempre e nem todo professor é
um educador, pois também precisa encontrar seu caminho.
Atualmente, discute-se muito a necessidade de valorização do educador. Valorizar o professor significa criar condições para que ele exerça plenamente sua função de educador, ou seja, aquela pessoa que auxilia o educando a descobrir a si mesmo.
Atualmente, discute-se muito a necessidade de valorização do educador. Valorizar o professor significa criar condições para que ele exerça plenamente sua função de educador, ou seja, aquela pessoa que auxilia o educando a descobrir a si mesmo.
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