Didática é uma ciência cujo objetivo fundamental é
ocupar-se das estratégias de ensino, das questões práticas relativas á
metodologia e das estratégias de aprendizagem. Sua busca de cientificidade se
apóia em posturas filosóficas como o funcionalismo, o positivismo, assim como
no formalismo e no idealismo.
- O Papel da Didática
A didática deve servir como mecanismo de tradução prática, no
exercício educativo, de decisões filosóficas-políticas e epistemológicas de um
projeto histórico de desenvolvimento do povo.A didática para assumir um papel significativo na formação do
educador não poderá reduzir-se e dedicar-se somente ao ensino de meios e
mecanismos pelos quais desenvolve-se o processo de ensino -aprendizagem, e sim,
deverá ser um modo crítico de desenvolver uma prática educativa forjadora de um
projeto histórico.
- Didática e Currículo
A tendência atual considera
imprescindível uma integração entre currículo e didática, esta favorecendo o
trabalho de aula. Os estudos curriculares tendem a aspectos mais globais,
expondo como se realiza a seleção e organização do conhecimento, e como esse
processo de seleção não é neutro, favorecendo a certos grupos frente a outros. O
enfoque curricular há de ampliar o "que", o "porque", o
"para que" e, em que condições há que levar-se a cabo o ensino, mas
sempre colocando no centro de suas considerações o aluno. Para que estes conteúdos
curriculares cumpram seu objetivo é necessária uma adequada seleção e uso
acertado das melhores estratégias didáticas, que não poderão ser independentes
do conteúdo, dos objetivos e nem do contexto. É importante para atingir as
metas pretendidas uma estreita colaboração entre a elaboração do currículo e a
escolha de estratégias didáticas.
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