quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O QUE É HIPERATIVIDADE?


Distraído, avoado, enrolado, esquecido, desorganizado, impulsivo, agitado, inquieto, vive a "mil por hora".
Toda criança se comporta assim de vez em quando, mas quando a inquietação e a desatenção são a regra, estamos diante de um distúrbio clínico, que é um funcionamento cerebral diferente denominado Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
  
 A hiperatividade, é denominada na medicina de Desordem do Déficit de Atenção (DDA) ou Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Embora a criança hiperativa tenha muitas vezes uma inteligência normal ou acima da média, o estado é caracterizado por problemas de aprendizado e comportamento   O TDAH - é uma condição de base orgânica, que tem por principais características dificuldades em manter o foco da atenção, o controle da impulsividade e a agitação - que é a hiperatividade.
 Esta estrutura é chamada de lobo pré-frontal, é uma área do córtex cerebral localizada na parte da frente da cabeça, entre a testa e o meio do crânio.Estudos já mostraram diferenças no   cérebro de um portador de TDAH. Existe também uma alteração química causada pela falta de dois neurotransmissores a Dopamina e a Noradrenalina. Durante muito tempo chegou a se pensar que o TDAH era exclusivo dos meninos. As meninas são mais propensas a ter problemas com atenção e menos propensas a ter hiperatividadeDe todos os transtornos em neuropsiquiatria o TDAH é aquele que tem uma maior participação genética então é muito comum se passar de pai para filho.
   Uma pessoa pode nunca perceber, nunca diagnosticar esse transtorno, e esse é um problema comum na prática clínica porque como o TDAH é um transtorno que se inicia na infância, a idéia que a pessoa tem, é que “eu sempre fui desse jeito”, de fato ela sempre foi assim desde pequenininha, muitas vezes não percebe isso como um problema que está causando prejuízo no seu dia a dia.
São os professores que costumam perceber algo de diferente na sala de aula, comparando com as outras crianças fica mais fácil de identificar um caso de TDAH, no consultório médico o diagnostico é feito a partir de entrevistas e da observação do comportamento do paciente.
Quando bem tratada e orientada, o comportamento da criança hiperativa consegue ser canalizada de forma correta e ela aprende a distribuir toda a sua energia para atividades benéficas e construtivas ao invés de usar a rebeldia para chamar a atenção. 

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