Distraído, avoado, enrolado, esquecido, desorganizado,
impulsivo, agitado, inquieto, vive a "mil por hora".
Toda criança se
comporta assim de vez em quando, mas quando a inquietação e a desatenção são a regra,
estamos diante de um distúrbio clínico, que é um funcionamento cerebral
diferente denominado Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Embora a criança
hiperativa tenha muitas vezes uma inteligência normal ou acima da média, o
estado é caracterizado por problemas de aprendizado e comportamento O TDAH - é uma condição de base
orgânica, que tem por principais características dificuldades em manter o foco
da atenção, o controle da impulsividade e a agitação - que é a hiperatividade.
Esta
estrutura é chamada de lobo pré-frontal, é uma área do córtex cerebral
localizada na parte da frente da cabeça, entre a testa e o meio do crânio.Estudos já mostraram diferenças no cérebro de um portador de TDAH. Existe
também uma alteração química causada pela falta de dois neurotransmissores a
Dopamina e a Noradrenalina. Durante muito tempo chegou a se pensar que o TDAH
era exclusivo dos meninos. As meninas são mais propensas a ter problemas com
atenção e menos propensas a ter hiperatividadeDe todos os transtornos em
neuropsiquiatria o TDAH é aquele que tem uma maior participação genética então
é muito comum se passar de pai para filho.
Uma pessoa
pode nunca perceber, nunca diagnosticar esse transtorno, e esse é um problema
comum na prática clínica porque como o TDAH é um transtorno que se inicia na
infância, a idéia que a pessoa tem, é que “eu sempre fui desse jeito”, de fato
ela sempre foi assim desde pequenininha, muitas vezes não percebe isso como um
problema que está causando prejuízo no seu dia a dia.
São os professores que costumam perceber algo de diferente
na sala de aula, comparando com as outras crianças fica mais fácil de
identificar um caso de TDAH, no consultório médico o diagnostico é feito a
partir de entrevistas e da observação do comportamento do paciente.
Quando bem tratada e orientada, o comportamento da criança
hiperativa consegue ser canalizada de forma correta e ela aprende a distribuir
toda a sua energia para atividades benéficas e construtivas ao invés de usar a
rebeldia para chamar a atenção.
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