
Toda criança se
comporta assim de vez em quando, mas quando a inquietação e a desatenção são a regra,
estamos diante de um distúrbio clínico, que é um funcionamento cerebral
diferente denominado Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Embora a criança
hiperativa tenha muitas vezes uma inteligência normal ou acima da média, o
estado é caracterizado por problemas de aprendizado e comportamento O TDAH - é uma condição de base
orgânica, que tem por principais características dificuldades em manter o foco
da atenção, o controle da impulsividade e a agitação - que é a hiperatividade.
Esta
estrutura é chamada de lobo pré-frontal, é uma área do córtex cerebral
localizada na parte da frente da cabeça, entre a testa e o meio do crânio.Estudos já mostraram diferenças no cérebro de um portador de TDAH. Existe
também uma alteração química causada pela falta de dois neurotransmissores a
Dopamina e a Noradrenalina. Durante muito tempo chegou a se pensar que o TDAH
era exclusivo dos meninos. As meninas são mais propensas a ter problemas com
atenção e menos propensas a ter hiperatividadeDe todos os transtornos em
neuropsiquiatria o TDAH é aquele que tem uma maior participação genética então
é muito comum se passar de pai para filho.

São os professores que costumam perceber algo de diferente
na sala de aula, comparando com as outras crianças fica mais fácil de
identificar um caso de TDAH, no consultório médico o diagnostico é feito a
partir de entrevistas e da observação do comportamento do paciente.
Quando bem tratada e orientada, o comportamento da criança
hiperativa consegue ser canalizada de forma correta e ela aprende a distribuir
toda a sua energia para atividades benéficas e construtivas ao invés de usar a
rebeldia para chamar a atenção.
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