PESQUISA DE CAMPO - ENTREVISTA COM PROFESSORA APOSENTADA -
Alaíde Souza Costa, professora na rede Estadual de Ensino de Sergipe.
Por: Aliciane Costa
1- Concorda que
professores iniciantes lecionem em séries iniciais? Justifique.
R: Não.As séries
iniciais do ensino fundamental representam a base na formação de um estudante.
Portanto, devem ser lecionadas por não só professores formados, mas também competentes e
comprometidos com a educação.
2- O que é melhor nas
salas de aulas, turmas homogêneas ou heterogêneas? Por quê?
R: A heterogeneidade em sala de
aula dificulta muito durante a prática do ensino, mas, já que a realidade não é
estanque e homogênea, o professor que é capacitado, faz o seu planejamento procurando
promover o intercâmbio entre os alunos. A troca de experiências entre os educandos só irá enriquecer o desenvolvimento
intelectual de cada um deles.
3- Por que é importante trabalhar
a heterogeneidade desde o período de formação inicial dos professores?
R: porque a realidade é
heterogênea. Fugir dessa verdade é promover uma educação descontextualizada.
4- O que seria um aluno “fraco”?
Esses alunos são separados dos que tem “bom desempenho”?
R: O correto é não separar o aluno
que tem mais conhecimento, do aluno que tem menos conhecimento, e sim formar
grupos heterogêneos, pois durante a troca de experiência entre eles, acontece o
enriquecimento intelectual de ambos.
5- A influência das primeiras
experiências no início da carreira contribuiu de alguma forma para sua prática
em sala de aula? E quais foram às principais dificuldades?
R: Desde o início da minha carreira
como professora procurei refletir sobre a minha prática pedagógica,com o
objetivo de buscar meios para corrigir e melhorar cada vez mais. Dificuldades:
falta de apoio da família do aluno;falta de material didático;
6- Os conhecimentos teóricos e
práticos aprendidos no curso de formação foram suficientes para enfrentar as
dificuldades na sala de aula?
R: Sim. Estudando a teoria eu
pude encontrar explicações para o que
vivenciei na prática.
7- Em sua ótica, qual o objetivo
do estágio? Quais são as etapas do estágio aqui?
R: confrontar e aplicar na
realidade, o que você aprendeu na teoria.
8- Quais os maiores problemas que
os estagiários enfrentam aqui?
R: Falta de apoio por parte dos
orientadores
9- O estágio contribuiu para sua
prática de ensino? Como?
R: Sim. Durante o estágio o aluno
pode aplicar os conhecimentos adquiridos e também pode conviver “in loco” com a
realidade da sala de aula.
10- O que você entende pela idéia
da escola em ciclo? Concorda com essa idéia?
R: Teoria que organiza a escola
em Ciclos de Desenvolvimento Humano.“É a procura, nada fácil, de organizar o
trabalho, tempos e espaços, os saberes, as experiências.Socialização da maneira
mais respeitosa para temporalidades do desenvolvimento humano.”(Miguel Arroyo)
Concordo com essa teoria porque ela
oferece a oportunidade de repensarmos nossa concepção de educação, nosso papel,
perfil e função social como educadores nesse contexto. Também defendem a não
reprovação e repetência dentro de cada ciclo, onde o aluno terá a oportunidade de sempre progredir.
11- O que acha mais desafiador no
processo de ensino e aprendizagem?
R: a teoria e a prática acontecerem ao mesmo
tempo; Uma complementando a outra
12- Fez algum curso além da
graduação?
R: Sim. Entre outros: Especialização
em Gestão Escolar; Especialização em Prática do Ensino; Tecnologia e Educação.
13- É difícil trazer técnicas
diversificadas para a turma? Por quê?
R: Não é difícil, porque hoje
temos ambientes tecnológicos(Portal do Professor, por exemplo) que nos dá
sugestões de técnicas diversificadas...o segredo é pesquisar...
14- A prática reflexiva da
prática de ensino apresenta-se como ponto de partida ou ponto de Chegada? Por
quê?
R: Os dois. Porque ela nos ajuda a
refletir sobre a nossa prática pedagógica e a partir daí, aperfeiçoá-la sempre.
Parabéns, Aliciane!você será uma professora que sempre procurará fazer a diferença...
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