quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

UMA VISÃO DOCENTE

PESQUISA DE CAMPO - ENTREVISTA COM PROFESSORA APOSENTADA - Alaíde Souza Costa, professora na rede Estadual de Ensino de Sergipe.
Por: Aliciane Costa 

1- Concorda que professores iniciantes lecionem em séries iniciais? Justifique.
R: Não.As séries iniciais do ensino fundamental representam a base na formação de um estudante. Portanto, devem ser lecionadas por não só  professores formados, mas também competentes e comprometidos com a educação.

 2- O que é melhor nas salas de aulas, turmas homogêneas ou heterogêneas? Por quê?

R: A heterogeneidade em sala de aula dificulta muito durante a prática do ensino, mas, já que a realidade não é estanque e homogênea, o professor que é capacitado, faz o seu planejamento procurando promover o intercâmbio entre os alunos. A troca de experiências entre os  educandos só irá enriquecer o desenvolvimento intelectual de cada um deles.

 3- Por que é importante trabalhar a heterogeneidade desde o período de formação inicial dos professores?       

R: porque a realidade é heterogênea. Fugir dessa verdade é promover uma educação descontextualizada.

 4- O que seria um aluno “fraco”? Esses alunos são separados dos que tem “bom desempenho”?

R: O correto é não separar o aluno que tem mais conhecimento, do aluno que tem menos conhecimento, e sim formar grupos heterogêneos, pois durante a troca de experiência entre eles, acontece o enriquecimento intelectual de ambos.

  5- A influência das primeiras experiências no início da carreira contribuiu de alguma forma para sua prática em sala de aula? E quais foram às principais dificuldades?

R: Desde o início da minha carreira como professora procurei refletir sobre a minha prática pedagógica,com o objetivo de buscar meios para corrigir e melhorar cada vez mais. Dificuldades: falta de apoio da família do aluno;falta de material didático;

 6- Os conhecimentos teóricos e práticos aprendidos no curso de formação foram suficientes para enfrentar as dificuldades na sala de aula?

R: Sim. Estudando a teoria eu pude encontrar  explicações para o que vivenciei na prática.

 7- Em sua ótica, qual o objetivo do estágio? Quais são as etapas do estágio aqui?

R: confrontar e aplicar na realidade, o que você aprendeu na teoria.

 8- Quais os maiores problemas que os estagiários enfrentam aqui?

R: Falta de apoio por parte dos orientadores

 9- O estágio contribuiu para sua prática de ensino? Como?

R: Sim. Durante o estágio o aluno pode aplicar os conhecimentos adquiridos e também pode conviver “in loco” com a realidade da sala de aula.

 10- O que você entende pela idéia da escola em ciclo? Concorda com essa idéia?

R: Teoria que organiza a escola em Ciclos de Desenvolvimento Humano.“É a procura, nada fácil, de organizar o trabalho, tempos e espaços, os saberes, as experiências.Socialização da maneira mais respeitosa para temporalidades do desenvolvimento humano.”(Miguel Arroyo)

Concordo com essa teoria porque ela oferece a oportunidade de repensarmos nossa concepção de educação, nosso papel, perfil e função social como educadores nesse contexto. Também defendem a não reprovação e repetência dentro de cada ciclo, onde o aluno terá a oportunidade  de sempre progredir.

 11- O que acha mais desafiador no processo de ensino e aprendizagem?

R:  a teoria e a prática acontecerem ao mesmo tempo; Uma complementando a outra

12- Fez algum curso além da graduação?

R: Sim. Entre outros: Especialização em Gestão Escolar; Especialização em Prática do Ensino; Tecnologia e Educação.

13- É difícil trazer técnicas diversificadas para a turma? Por quê?

R: Não é difícil, porque hoje temos ambientes tecnológicos(Portal do Professor, por exemplo) que nos dá sugestões de técnicas diversificadas...o segredo é pesquisar...

 14- A prática reflexiva da prática de ensino apresenta-se como ponto de partida ou ponto de Chegada? Por quê?

R: Os dois. Porque ela nos ajuda a refletir sobre a nossa prática pedagógica e  a partir daí, aperfeiçoá-la sempre.

Um comentário:

  1. Parabéns, Aliciane!você será uma professora que sempre procurará fazer a diferença...

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